terça-feira, 13 de setembro de 2016

Dicas para Economizar a Bateria da Câmara Fotográfica

Enquanto não compro uma bateria suplente para a minha Canon, tento economizar e estimar a única bateria que tenho. Sendo assim achei uma óptima ideia partilhar convosco algumas dicas que tenho usado ao longo dos anos para aquela altura em que a bateria fica a meio e ainda há tanto para fotografar e filmar.


ATENÇÃO: Algumas dicas podem parecer "parvas" pois queres aproveitar totalmente todas as funções da câmara. Concordo totalmente. Mas estas são dicas preciosas para aqueles momentos em que estamos fora de casa, a fotografar um momento especial, uma festa, etc. A bateria fica a meio e ainda queres tirar imensas fotos. Estas são dicas que ajudam a bateria a aguentar mais algum tempo. Outras são preciosas para não "viciar" a bateria.



1º Dica - Diminuir a iluminação do visor LCD.
Esta é uma das funcionalidades da câmara que mais rouba bateria. Sendo assim nunca tenhas a iluminação no máximo. 

2º Dica - Evitar usar o flash.
Raramente uso flash, prefiro usar luz natural e sinceramente nunca fui apreciadora de fotografias com flash. Esta é também umas das funções da câmara que mais gasta bateria.

3º Dica - Evitar apagar fotografias/videos.
Apagar vídeos ou fotografias é um função simples mas que gasta um pouco mais de bateria do que a desejada. Por isso se estás com bateria fraca, sugiro que não a utilizes.

4º Dica - Desligar o sensor de limpeza automático.
A câmara tem uma função de limpeza automática quando se desliga, mas por vezes não é necessária. Como esta é uma função que acaba por gastar um pouco mais de bateria não há grande necessária de a ter sempre activa. Mas atenção de vez enquando é preciso activá-la.

5º Dica - Carregar apenas quando a bateria estiver em vermelho.
Tal como o telemóvel, só devemos carregar a bateria quando estiver fraca ou seja quando o simbolo da bateria na câmara estiver a vermelho. Não a queremos deixar gulosa e viciada ahah.

6º Dica - Não deixar a bateria no carregador quando já estiver carregada.
Muitos pensam que é boa ideia deixar a bateria no carregador. Enganam-se!! Por danificar as células da bateria. Por isso mal vejam a luz do carregador verde, retirem-na.

7º Dica - DESLIGAR, TENS A CERTEZA?
Desligar apenas quando sabes que não vais usar a câmara nos próximos 10/20 minutos. É completamente desnecessário estar constantemente a desligar a câmara quando sabes que a vais usar nos próximos 10 minutos. Gasta menos bateria se a mantiveres acessa.





Sem comentários:

Enviar um comentário